Anúncio

Aparelho Digestivo Alto: saiba mais sobre a Faringe e Esôfago

Índice

ÚLTIMA CHANCE | SÓ ATÉ 30/05

Você só tem +2 dias para garantir sua pós em medicina com até 54% DE DESCONTO no aniversário Sanar.

A sua aprovação no ENAMED 2026, com quem dominou a prova em 2025

Confira um artigo completo que falamos sobre o Aparelho Digestivo Alto para esclarecer todas as suas dúvidas. Ao final, confira alguns materiais educativos para complementar ainda mais os seus estudos.

Boa leitura!

Aparelho Digestivo Alto

Faringe

A faringe é a parte expandida superior do sistema digestório, posterior às cavidades nasal e oral, que se estende inferiormente além da laringe. A faringe estende-se da base do crânio até a margem inferior da cartilagem cricoidea anteriormente, e a margem inferior da vértebra C6 posteriormente.

A faringe é mais larga (cerca de 5 cm) defronte ao hioide e mais estreita (cerca de 1,5 cm) em sua extremidade inferior, onde é contínua com o esôfago. A parede posterior plana da faringe situa-se contra a lâmina pré-vertebral da fáscia cervical. A faringe é dividida em três partes:

  • Parte nasal da faringe (nasofaringe): posterior ao nariz e superior ao palato mole;
  • Parte oral da faringe (orofaringe): posterior a boca;
  • Parte laríngea da faringe (laringofaringe): posterior a laringe.

A parte laríngea da faringe situa-se posteriormente a laringe, estendendo-se da margem superior da epiglote e das pregas faringoepiglóticas até a margem inferior da cartilagem cricoidea, onde se estreita e se torna contínua com o esôfago.

Posteriormente, a parte laríngea da faringe mantém relação com os corpos das vértebras C4 a C6. As paredes posterior e lateral são formadas pelos músculos constritores médio e inferior da faringe. Internamente, a parede é formada pelos músculos palatofaríngeo e estilofaríngeo. A parte laríngea da faringe comunica-se com a laringe através do ádito da laringe em sua parede anterior.

Imagem: Faringe – Secção Sagital Mediana. Fonte: Netter Atlas de Anatomia Humana, 2015.

A parede da faringe é excepcional em relação ao trato alimentar, pois tem uma lâmina muscular formada apenas por músculo voluntário disposto em uma camada interna de músculo longitudinal e uma camada circular externa. A maior parte do trato alimentar é composta de músculo liso, com uma camada de músculo longitudinal externa e uma camada circular interna. A camada circular externa de músculos faríngeos consiste em três constritores da faringe: superior, médio e inferior. Os músculos longitudinais internos são o palatofaríngeo, o estilofaríngeo e o salpingofaríngeo. Esses músculos elevam (encurtam e alargam) a faringe e a laringe durante a deglutição e a fala.

Imagem: Anatomia da faringe. Fonte: Anatomia Orientada para a Clínica – Moore, 7ª ed.

A deglutição é o processo completo que transfere o bolo de alimento da boca através da faringe e esôfago para o estômago. O alimento sólido é mastigado e misturado com a saliva para formar um bolo macio e mais fácil de engolir. A deglutição ocorre em três estágios:

1. Voluntário: o bolo é comprimido contra o palato e empurrado da boca para a parte oral da faringe, principalmente por movimentos dos músculos da língua e do palato mole;

2. Involuntário e rápido: o palato mole é elevado, isolando a parte nasal da faringe das partes oral e laríngea. A faringe alarga-se e encurta-se para receber o bolo alimentar enquanto os músculos supra-hióideos e os músculos faríngeos longitudinais se contraem, elevando a laringe; a epiglote se fecha;

3. Involuntário: a contração sequencial dos três músculos constritores da faringe cria uma crista peristáltica que força a descida do bolo alimentar para o esôfago.

Vascularização da faringe

A irrigação arterial da faringe é realizada pelos seguintes vasos: artéria tireóidea inferior (ramo do tronco tireocervical), artéria tireóidea superior, artéria faríngea ascendente (ramos da carótida externa) e alguns ramos da artéria maxilar. Já na drenagem venosa temos os seguintes vasos: veias faríngeas, tireóidea superior, tireóidea média (drenam para a veia jugular interna) e veia tireóidea inferior (drena para a veia braquiocefálica).

Imagem: Vascularização arterial e venosa da Faringe. Fonte: Netter- Atlas de Anatomia Humana, 2015.

Já a drenagem linfática da faringe é realizada pelos linfonodos intermediários, linfonodos retrofaríngeos e linfonodo jugulodigástrico que drenam para os linfonodos justajugulares que conduzirão para o ducto torácico ou para o ducto linfático direito, desaguando na veia subclávia.

Inervação da faringe

A inervação da faringe (motora e a maior parte da sensitiva) deriva do plexo nervoso faríngeo. As fibras motoras no plexo são derivadas do nervo vago (NC X) através de seu ramo ou ramos faríngeos. Elas suprem todos os músculos da faringe e do palato mole, com exceção dos músculos estilofaríngeo (suprido pelo NC IX) e tensor do véu palatino (suprido pelo NC V3). O músculo constritor inferior da faringe também recebe algumas fibras motoras dos ramos laríngeos externo e recorrente do nervo vago. As fibras sensitivas no plexo são derivadas do nervo glossofaríngeo. Elas são distribuídas para as três partes da faringe. Além disso, a túnica mucosa das regiões anterior e superior da parte nasal da faringe é suprida principalmente pelo nervo maxilar (NC V2).

Esôfago

O esôfago é um tubo muscular de aproximadamente 25 cm de comprimento com um diâmetro médio de 2 cm, que conduz o alimento da faringe para o estômago. Localiza-se na divisão mediana da caixa torácica, seguindo a curvatura da coluna vertebral ao descer através do pescoço e do mediastino. O esôfago é dividido em três porções nomeadas de acordo com suas respectivas localizações anatômicas: porção cervical, porção torácica e porção abdominal.

Imagem: Divisões do Esôfago. Fonte: Netter- Atlas de Anatomia Humana, 2015.

Posts relacionados ao Aparelho Digestivo Alto

Compartilhe este artigo:

Cursos gratuitos para estudantes de medicina

Anúncio

Não vá embora ainda!

Temos conteúdos 100% gratuitos para você!

🎁 Minicursos com certificado + e-books