Em março de 2021 o Ministério da Saúde brasileiro, ampliou a faixa etária da vacinação contra o vírus do HPV (Papilomavírus humano), para 45 anos em mulheres imunossuprimidas. Sendo esse grupo composto por portadoras do vírus da imunodeficiência humana (HIV), transplantadas e portadoras de cânceres.
HPV, o que é?
Os HPV são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas, (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, sendo que cerca de 40 tipos podem infectar o trato anogenital.
Dos 40 tipos que podem infectar o trato genital, alguns podem provocar verrugas anogenitais (região genital e no ânus) e outros podem causar lesões, que com o avançar da doença podem se tornar alguns tipos de cânceres.
É a infecção sexualmente transmissível mais frequente no mundo. Está associado ao desenvolvimento da maioria das neoplasias de colo de útero.
Como os HPV são transmitidos?
A transmissão do vírus se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada.
A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Assim sendo, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal.
Também pode haver transmissão durante o parto.
Não está comprovada a possibilidade de contaminação por meio de objetos, do uso de vaso sanitário e piscina ou pelo compartilhamento de toalhas e roupas íntimas.
Quais são os tipos de HPV que podem causar câncer?
Pelo menos 13 tipos de HPV são considerados oncogênicos, apresentando maior risco ou probabilidade de provocar infecções persistentes e estar associados a lesões precursoras. Dentre os HPV de alto risco oncogênico, os tipos 16 e 18 estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero.
Já os HPV 6 e 11, encontrados em 90% dos condilomas genitais e papilomas laríngeos, são considerados não oncogênicos.
O que é a vacina do HPV?
É composta por proteínas inativadas do vírus HPV. Logo, por se tratar de uma vacina inativada, ela não tem como causar a doença.
A prevenção primária através da vacina contra o HPV é uma das intervenções mais efetivas para prevenir a infecção pelo vírus, e o desenvolvimento de tumores e verrugas relacionados.
Nenhuma das vacinas é terapêutica, ou seja, não há eficácia contra infecções ou lesões já existentes.
Quais são as vacinas aprovadas pela Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA)? Qual delas está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS)?
Bivalente: está aprovada para prevenção de lesões genitais pré-cancerosas do colo do útero e câncer do colo do útero em mulheres, relacionados ao HPV 16 e 18.
Quadrivalente: está aprovada no Brasil para prevenção de lesões genitais pré-cancerosas de colo do útero, vulva e vagina e câncer do colo do útero em mulheres e verrugas genitais em mulheres e homens, relacionados ao HPV 6, 11, 16 e 18. Atualmente a quadrivalente é a vacina disponibilizada no SUS.
Nonavalente: está aprovada e é indicada para prevenir as seguintes doenças: cânceres do colo do útero, da vulva, da vagina e do ânus causados pelos tipos de HPV 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58. E as verrugas genitais (condiloma acuminado) causadas pelos tipos de HPV 6 e 11. Pode ser encontrada nos serviços privados de vacinação.
Por que a mudança da faixa etária? Qual seu objetivo?
A mudança é corroborada cientificamente, pois estudos apontam que o câncer cervical tem cinco vezes mais probabilidade de se desenvolver em mulheres HIV positivas quando comparadas à população em geral. Essa maior vulnerabilidade, também se dá em pacientes transplantados e oncológicos, que apresentam em comum um quadro de imunossupressão.
Outro motivo que devemos levar em conta é que o número desses pacientes vem aumentando no país, tanto pela eficácia das terapias antirretrovirais e seu amplo acesso, como também pela maior sobrevida de pacientes oncológicos e transplantados.
Algo mudou em relação aos homens?
Em 2017, o Ministério da Saúde já havia ampliado o calendário para mulheres e homens com imunossupressão até os 26 anos de idade. Agora, como supracitado, aumentou-se a proteção para mulheres até 45 anos.
Porém essa ampliação não inclui a população masculina, visto que, até o momento, a indicação da bula da vacina HPV no Brasil limita a idade no sexo masculino para 26 anos.
Como ficou o calendário de imunização do HPV após essa modificação?
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza a vacina para:
- Meninas de 9 a 14 anos de idade;
- Meninos de 11 a 14 anos;
- Mulheres de 9 a 45 anos imunossuprimidas;
- Homens de 9 a 26 anos imunossuprimidos.
Para relembrar os considerados imunossuprimidos nesse caso, são aqueles que preenchem as seguintes condições:
- Convivem com HIV/Aids;
- Pacientes oncológicos em quimioterapia e/ou radioterapia;
- Transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea.
A atualização do calendário foi informada aos estados através da coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações e do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, que enviou o ofício nº 203/2021 informando da ampliação.
Onde a vacina pode ser encontrada?
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Pacientes oncológicos em tratamento com radioterapia ou quimioterapia podem ser vacinados nas Unidades Básicas de Saúde ou nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).
Nos serviços privados de vacinação.
Colunista: Acadêmica de medicina, Victoria Guedes.
Instagram: @victoriaguedex
Leituras Relacionadas
- Adenomiose focal: sintomas, diagnóstico e tratamento
- Saiba tudo sobre a vacina contra o câncer de próstata, pulmão e ovários
- Candidíase vulvovaginal: causas, sintomas, diagnóstico e tratamento
Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde amplia vacinação contra HPV para mulheres imunossuprimidas com até 45 anos, Ministério da Saúde, 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/saude-amplia-vacinacao-contra-hpv-para-mulheres-imunossuprimidas-com-ate-45-anos>. Acesso em: 31 ago. 2021.
Sociedade Brasileira de Imunizações. Vacina HPV4. SBI Família, 2017.Disponível em: <https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-hpv4>. Acesso em: 31 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Registrada vacina do HPV contra 9 subtipos do vírus. ANVISA. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, 2017. Disponível em:<https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2017/registrada-vacina-do-hpv-contra-9-subtipos-do-virus> Acesso em 31 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Perguntas frequentes: HPV. INCA. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/perguntas-frequentes/hpv> Acesso em 31 ago. 2021.