Ciclo Clínico

Qual a diferença entre tuberculose e aspergilose? | Ligas

Qual a diferença entre tuberculose e aspergilose? | Ligas

Compartilhar
Imagem de perfil de Comunidade Sanar

O que é tuberculose?

Micobactérias são pequenos bacilos aeróbios de crescimento lento. Elas se distinguem por uma complexa célula envelopada rica em lipídio, responsável por sua característica “álcool-ácido resistente” (i. e., resistente à pigmentação por ácido após ser corada com carbofucsina) e sua resistência relativa à coloração de Gram. A infecção por micobactéria mais comum é a tuberculose; outras são a hanseníase e várias infecções micobacterianas que lembram tuberculose, como aquelas causadas pelo complexo Mycobacterium avium.

O que é aspergilose?

Aspergilose é uma infecção oportunista causada por esporos inalados do fungo Aspergillus, comumente presente no ambiente; os esporos germinam e se transformam em hifas. que entram nos vasos sanguíneos e, com doença invasiva, causam necrose hemorrágica e infarto.

Diferenciando os sintomas

Os sintomas das duas doenças se confundem: tosse persistente, com catarro ou não, com sangue ou não; história previa de doença pulmonar; falta de ar; baixa imunidade; e, no caso da arpergilose pulmonar, observa-se no exame de raio-x do paciente lesões com características específicas de bola fúngica, além de haver um número considerável de co-morbidade diabetes e aspergilose pulmonar.

Sintomas da tuberculose

Pode ser assintomática, exceto “não se sentir bem” junto com anorexia, fadiga e perda de peso, que se desenvolvem gradualmente ao longo de várias semanas, tosse é muito comum, hemoptise, febre baixa, suores noturnos e dispneia.

Sintomas da aspergilose

Costuma causar tosse, frequentemente com hemoptise, dor torácica pleurítica e respiração ofegante. Se não tratada, a aspergilose pulmonar invasiva pode levar à insuficiência respiratória rapidamente progressiva e, essencialmente, fatal.

Tratamentos

Tuberculose

Na maior parte dos casos são utilizados dois medicamentos: duas cápsulas vermelhas que contém os remédios rifampicina e isoniazida e quatro comprimidos brancos que contém o medicamento pirazinamida. O tempo necessário para o tratamento da tuberculose é, em geral, seis meses.

Aspergilose

A aspergilose invasiva é tratada com medicamentos antifúngicos como voriconazol, isavuconazol ou, às vezes, posaconazol ou itraconazol. Contudo, certas formas do Aspergillus não respondem a esses medicamentos e pode ser necessário o tratamento com anfotericina B ou com uma combinação de medicamentos.

Produzido por:

Liga: Liga Acadêmica de Imunologia e Infectologia

Autores: Grazziela Lourenço

Revisor: Lara Lourenço

Orientador: Dr Jean Goryntchen