Mercado de trabalho na Medicina Legal: como se tornar um legista

medicina legal

Índice

O mercado de trabalho na Medicina Legal acaba sendo um tanto desconhecido pelos estudantes de Medicina em geral. Seja porque a Medicina Legal é uma área que tem perdido espaço nos cursos nos últimos anos, seja por falta de conhecimento sobre onde encontrar as informações certas.

De uma forma ou de outra, a Sanar veio resolver esse desconhecimento! A pauta do momento é: tudo sobre a prática dessa incrível área médica – desde os assuntos que contempla até como se tornar um legista.

Assuntos englobados pela Medicina Legal

Um profissional que atua na Medicina Legal precisa ter, em primeiro lugar, um conhecimento da ciência médica como um todo. Como deve estar apto a realizar os mais diversos tipos de perícia (nem só com necropsia trabalha o perito!), conhecer fisiopatologia de doenças, métodos diagnósticos e tratamentos são habilidades essenciais.

Além disso, o perito precisa saber de assuntos específicos da Medicina Legal. Dentre eles, podemos citar: toxicologia forense, sexologia forense, traumatologia e tanatologia, infortunística, balística e outros mais! Vale sempre lembrar que a Medicina Legal faz interseção não só com o Direito, mas com várias outras áreas, de forma que noções de legislação penal, química, física e biologia são “mãos na roda” para o profissional.

E, a pergunta que não quer calar: por onde se estuda isso tudo? Os livros clássicos vistos no curso de Medicina não abordam ou passam bem superficialmente por esses temas. Nesse post da Sanar os principais livros de referência estão listados, de forma que você pode dar uma conferida por lá! Além desses clássicos (que podem ser um tanto mais cansativos, por vezes), há uma opção mais sucinta, recheada de questões preparatórias que você pode conferir aqui. Com o livro da Sanar Médico Legista – Preparatório para Concurso você consegue o mix perfeito entre atividades e teoria esquematizada sobre todos os assuntos essenciais para se preparar para adentrar o mercado de trabalho na Medicina Legal.

Possibilidades de atuação

O mercado de trabalho para os peritos em Medicina Legal é bastante amplo. As perícias judiciais podem ser feitas na área de Direito Civil, Direito Trabalhista e Direito Previdenciário. Nessas perícias, o legista se cadastra em Varas e é nomeado pelo juiz, quando há necessidade. Dessa forma, torna-se um perito “não oficial”. Além disso, há as perícias na área criminal, em que o o legista é o perito oficial do Estado.

Como se tornar um perito médico legista

Bom, como comentamos, há basicamente dois caminhos para se tornar um perito em Medicina Legal. A primeira forma é a partir do cadastramento em Varas. A segunda, através da realização de concursos públicos.

É de conhecimento comum que concursos públicos, de forma geral, são bastante concorridos. Portanto, normalmente são classificados como difíceis. Sabendo disso, a Sanar tem uma notícia especial para você, que quer se tornar um perito oficial do estado! O Preparatório Definitivo para Concursos de Medicina Legal é um curso super completo! Ele tem mais de 60 videoaulas e 200 questões comentadas. Consta também com simulados, flashcards e suporte de dúvidas com monitores, para alavancar seus estudos. Queria mais uma notícia boa? Hoje, 02 de setembro, esse super curso está com desconto de 50%! Confira esse oportunidade aqui!

Compartilhe este artigo:

Você melhor no plantão: minicurso gratuito com experts e certificado!